Atletiba: o jogo

Posted by Nadja | | Posted on domingo, abril 26, 2009

Um dos Atletibas mais emocionantes dos 85 anos do clássico. Foi isso que os torcedores que estiveram hoje, na Arena da Baixada presenciaram. Do lado atleticano, faixas dentro do vestiário e na torcida incentivavam o Rubro-Negro. O otimismo era tanto que inclusive algum funcionário do Departamento de Comunicação do Atlético deixou vazar na madrugada deste domingo, notícias de jogadores falando sobre o que poderia ser o 22ºtítulo Paranaense da história do clube.

E a atitude atleticana jogou contra o time, já que essas informações foram utilizadas pelo técnico René Simões para incentivar os jogadores. E deu certo! Apesar do Rubro-Negro ter iniciado a partida pressionando o Coritiba, logo aos 6 minutos, em uma das primeiras descidas do time coxa-branca, o alviverde abriu o placar. Marcos Aurélio bateu falta curta para Ariel, o argentino de primeira tocou para Marcelinho Paraíba fazer o Atlético provar do próprio veneno. Já que nos últimos jogos, o Furacão abriu o placar logo nos minutos iniciais.

O gol abalou a equipe atleticana, que perdeu a meia cancha e as laterais. No meio, Julio dos Santos e Marcinho não apareceram para o jogo, ambos sendo muito bem marcados pelos volantes Rodrigo Mancha (que hoje jogou na sua posição de origem, sendo substituído na zaga por Pereira) e Leandro Donizete. Pelo lado esquerdo alviverde, Carlinhos Paraíba usou da experiência sobre o jovem Raul.E pela ala-direita, Márcio Gabriel não tomou conhecimento de Netinho, assim como aconteceu no clássico da Primeira Fase.

E depois de Marcelinho Paraíba chutar uma bola na trave, foi pelo lado direito do ataque do Coritiba, que o Alviverde chegou e obteve a marcação de uma penalidade. Márcio Gabriel desceu em velocidade, entrou na grande área e só foi parado por Netinho. Na cobrança, Marcos Aurélio fez o segundo do Coxa, que ainda poderia ter ido para o vestiário com um placar mais elástico.

Assistindo do banco de reservas a péssima atuação do Atlético no primeiro tempo, Geninho optou por arriscar e fez logo três substituições na volta para a segunda etapa. Julio dos Santos deu lugar a Lima. Júlio César foi substituído por Wallyson, e Márcio Azevedo entrou na vaga de Netinho. As mudanças deram certo, e o Rubro-Negro mostrou outra postura.

Logo aos 12 minutos, Rafael Moura se aproveitou da falha da zaga coxa-branca, fez o décimo terceiro gol no Campeonato Paranaense, e diminuiu para o Furacão. O Rubro-Negro continou pressionando, e oito minutos depois, Leandro Donizete fez penalti em Wallyson. He-Man, que de 4 penalidades converteu duas, deixou para Marcinho cobrar e empatar para o Atlético.

Empurrado pela torcida e com o Nacional vencendo o J.Malucelli, em Rolândia, o Rubro-Negro acreditou que poderia virar a partida e conquistar o título. Mas, ao mesmo tempo que descia para o ataque, deixava muito espaço para o Coxa chegar no contra-ataque. E foi o que aconteceu. Aos 35 minutos, bola cruzada na área do Atlético, Jairo desviou para Ariel deixar sua marca e colocar o Coxa na frente no placar novamente. 3 a 2.

O terceiro gol alviverde deu um banho de àgua fria nos atleticanos, que ainda viram Marlos ampliar o marcador e encerrar a partida: 4 a 2. Resultado que pôs fim a um jejum de oito anos sem vitória do Coritiba, na Arena da Baixada e adiou para o próximo domingo a decisão do título do Paranaense de 2009.

Destaque: Marcelinho Paraíba
Pior em campo: Netinho

Comments (0)