René: motivador ou o treinador?

Posted by Nadja | | Posted on domingo, abril 26, 2009


Está é a grande dúvida de todos os críticos ao falar do retorno de René Simões ao Alto da Glória. René é conhecido por ser uma pessoa carismática que sabe muito bem motivar um grupo. Isso ficou claro na passagem do treinador pelo próprio Coritiba em 2007, quando levantou o título da Série B do Campeonato Brasileiro e trouxe novamente o alviverde para a Primeira Divisão.

Todos sabem também que René não admite o “dedo”, e muito menos “pitaco” de dirigentes e terceiros na escalação e na parte tática do seu time. Teve problemas inclusive, com o Coordenador de Futebol na época, João Carlos Vialle.

Por ter sido o último técnico da gestão anterior, de Giovani Gionédis, Simões não é unanimidade no Alto da Glória. O retorno de René aconteceu nos braços da torcida, mas foi encarado pelos dirigentes como única opção. Já que Celso Roth, nome preferido da diretoria, declinou o convite para comandar o time no ano do centenário.

Terá René o apoio irrestrito que pediu à todos mesmo antes de assumir o clube?

O treinador

Depois de deixar o Coritiba, René comandou a seleção da Jamaica. Em 1998, o treinador ficou conhecido por ter levado os jamaicanos a sua primeira Copa do Mundo, até então. Porém, exatamente 10 anos depois, a história foi diferente. E após duas derrotas consecutivas, para o México por 3 a 0, e para Honduras por 2 a 0, pelas Eliminatórios para a Copa de 2010, foi demitido do cargo.

Ainda em 2008, René assumiu o Fluminense com a missão de salvar o time do rebaixamento. E em 10 jogos, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas, salvou o time das Laranjeiras do rebaixamento. No final da temporada teve seu trabalho reconhecido pelos jogadores, que destacaram o poder motivador do treinador, que chegou e pegou um time apático, ainda abalado pela perda do título da Libertadores, para a LDU.

Apesar de alguns membros da diretoria acharem que René não era um bom nome para comandar o time em 2009, acabaram renovando com o treinador por cerca de 200 mil reais. Mas a paciência dos dirigentes se esgotou após derrotas para Cabofriense e Duque de Caxias, e a elminação da semifinal da Taça Guanabara, para o Botafogo.Após cinco vitórias, dois empates e três derrotas, e a barração de jogadores contratados pela Unimed, como Leandro Domingues e Diguinho, o técnico foi demitido do comando do Flu.

Alguns dizem que a diretoria do Fluminense não teve paciência. Outros que consideravam René um bom técnico para salvar o time da crise, mas não para comandar uma equipe vencedora.

Resta saber qual René desembarcou em Curitiba na sexta-feira. A torcida espera que seja uma mescla de treinador e motivador. Já que o time precisa encontrar o futebol ideal, especialmente na parte tática, e também necessita de uma pessoa que saiba levantar a moral do grupo.

Foto: Agência Estado

Comments (0)