Eleição movimenta bastidores do Coritiba

Posted by Nadja | | Posted on segunda-feira, novembro 16, 2009

Se dentro de campo o Coritiba está focado para afastar de vez a possibilidade de rebaixamento, fora dele, dirigentes e conselheiros também estão preocupados com outra situação. Pelo menos é isso que afirma o vice-presidente do clube, Marcos Hauer. Para ele, faltam opções para concorrer à eleição alviverde, programada para acontecer na segunda semana de dezembro, no dia 14.

“Na hora que a gente precisa, parece que muita gente se esconde. Por isso precisamos ter um grupo forte no conselho, na diretoria, em todo o clube. A gente precisa de ajuda e está difícil acharmos nomes”, desabafou.

O dirigente negou que tenha sido procurado para assumir a presidência Conselho Deliberativo. Porém, garantiu que se for necessário, não deixará o clube na mão.

“Não existe nada disso. Eu já fui presidente do conselho e essa área não me empolga. Mas eu não posso me furtar a isso, é o nosso clube. O Coritiba precisa do coxa-branca e eu estou aqui. Não posso fugir do meu clube”, disse.

Outra possibilidade para controlar o Deliberativo seria o 1.º vice-presidente, Vilson Ribeiro de Andrade. Mesmo citado por conselheiros como opção, ele lembra que não houve convite e que a grande preocupação ainda é com o rebaixamento.

“Evitamos muito esse assunto. Todo mundo está focado em dar o suporte necessário para os atletas terem tranqüilidade”, explicou, sem negar que nesta semana a atual diretoria deverá se reunir para traçar o futuro do Coritiba.

“Devemos discutir isso nessa semana, para formarmos um grupo forte. Existem pessoas fantásticas, acho que vamos chegar a um nome de consenso”, adiantou.

O atual presidente do Deliberativo, Tico Fontoura, aparece como uma alternativa para a presidência do Conselho Administrativo (G9), hoje ocupada por Jair Cirino.

“Tenho sido lembrado e até pressionado por alguns colegas, para assumir o Conselho Administrativo ou para continuar à frente do Deliberativo”.

Porém, o dirigente não descarta uma saída do clube ao fim do mandato.

“Tenho pensado em deixar o clube, por isso a possibilidade de continuar ou assumir o Administrativo é quase nenhuma”, revelou.

O atual presidente do Conselho Administrativo, Jair Cirino, por outro lado, não vê problemas em encontrar nomes para a eleição. De acordo com o dirigente, muita gente tem intenção de integrar a diretoria. Ele próprio, inclusive, confirma que pretende continuar no cargo.

“São 14 nomes que precisamos (cinco para o Deliberativo e nove para o Consultivo). Mas sou, sim, candidato à reeleição, meus colegas apóiam meu nome para encabeçar o G9”, disse.

Especula-se que Gustavo Hauer e de André Macias seriam dois nomes fortes para integrar o G9, enquanto Homero Halila, Eduardo Jaime e até João Gualberto Scheffer devem deixar a cúpula. Mas Cirino negou que algo já esteja tratado.

“Não temos nada definido. Temos que fazer uma avaliação”, emendou, lembrando que mesmo com um possível afastamento de Fontoura, ele deverá indicar alguns nomes.

“O Tico deve ajudar na composição da mesa, mas mesmo se optar por se afastar tenho certeza que vai indicar nomes”, afirmou.

O atual 2º vice-presidente do Deliberativo, Gustavo Hauer manifestou a vontade de integrar o G9, mas fez questão de ressaltar que o que importa mesmo é ajudar o clube.

“Não só eu, mas existe um grupo de conselheiros da segunda geração como o Pierre (Boulos), o (Gustavo) Nadalin, e o André Macias, que estariam aptos a assumir um cargo no G9. Mas o que importa é ajudar o clube, não importa o cargo. O grupo vai decidir isso nos próximos dias”, apontou Gustavo Hauer.

Gionédis


“Fui sondado por pessoas ligadas ao Coritiba para integrar o G9. Mas não volto porque são grupos com filosofias de trabalho diferentes”, afirmou o ex-presidente Giovani Gionédis.

Como funciona

A primeira eleição será para a mesa do Conselho Deliberativo. Quem quiser participar, tem de apresentar uma chapa completa com cinco nomes: presidente, 1.º vice-presidente, 2.º vice-presidente, 1.º secretário e 2.º secretário.

Depois, os atuais 184 conselheiros votam. A chapa vencedora toma posse e promove, logo em seguida, a eleição dos Conselhos Administrativo, Fiscal, Consultivo. Pelo estatuto do clube, no mínimo três novos nomes entrarão no G9 e outros três sairão.

Confira as declarações dos dirigentes:

Jair Cirino

BMG


“Eu estive lá essa semana para conversar sobre a renovação da nossa parceria com eles. Logo devemos ter novidades. Mas em relação ao fundo de investimentos, ainda não temos nada”.

Gustavo Hauer

“Não teve essa conversa formal, o grupo que compõem umas 20 ou 30 pessoas ainda vai se reunir nas próximas semanas. Estamos mais preocupados em sair dessa situação”.

Vilson Ribeiro de Andrade

“Esse é um assunto que está sendo discutido a nível de diretoria, do grupo que assumiu o clube. Eu fui levado a vice-presidente por razão de amizade que tenho com o Marcos e com o Tico, mas não tenho nenhuma intenção. O Coritiba precisa estar unido, precisamos fortalecer. Sou uma pessoa voltada a união”.

“Não existiu nenhum convite, não conversamos sobre esse assunto. A grande preocupação ainda é a questão do rebaixamento. Evitamos muito esse assunto. Todo mundo focado para o clube ter todo o suporte necessário para que os atletas terem tranqüilidade”.

Marcos Hauer fala sobre o novo estádio

Aproveitei a conversa com o vice-presidente Marcos Hauer para perguntar sobre o projeto do novo estádio do Coritiba. E dessa vez poderemos ter novidades em breve. “O grupo está trabalhando intensamente nisso. Estamos fazendo estudos preliminares com uma empresa que é candidata a ser nossa parceira desde já”, afirmou.

Hauer preferiu manter o nome da empresa em sigilo, já que das outras vezes os negócios acabaram não dando certo. “É uma empresa brasileira que age em várias áreas de investimento, construção, administração, é uma empresa muito conhecida, conceituada e capacitada a empreender esse projeto com a gente”, finalizou.

Obs: Segundo o 2.º vice-presidente do Deliberativo, Gustavo Hauer, a eleição está programada para ser realizada na segunda segunda-feira de dezembro, ou seja, no dia 14.

Obs 2: Desde que voltou ao Coritiba, o diretor de futebol, João Carlos Viale, afirmou que não seria candidato a nenhum cargo presidencial nessa eleição. Se o indicarem para integrar o G9, como diretor de futebol, quem sabe? Mas a candidatura a presidência deve acontecer em 2011. Pelo menos essa é a minha opinião. Por isso não adicionei ao texto, já que o objetivo era falar sobre essa eleição.

Colaboração: Fernando Rudnick

Quais seriam as suas sugestões para as presidências do Coritiba?

Comments (2)

Se Joel Malucceli não tive-se virado a casaca, seria ele o a bola da vez.

Grande Nadja! Sumiu hein...deve estar de ferias... Excelente post sobre o Coritiba!
Alguma novidade sobre reforcos para o Coritiba em 2010, ate o Leandro Donizete esta sendo vendido...Meu Deus! Help us!...