Polêmico artigo 9º deve ser discutido nos próximos dias

Posted by Nadja | | Posted on sábado, outubro 03, 2009

Estive ontem na Vila Capanema e assisti a derrota do Paraná Clube para a Portuguesa, por 2 a 0. As duas falhas da defesa Tricolor dispensam comentários, sem querer tirar os - muitos- méritos da Lusa.

Lá, encontrei o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, e aproveitei para conversar com ele sobre o polêmico artigo 9 do Campeonato Paranaense. A CBF divulgou nessa semana que os Estaduais do ano que vem devem começar no dia 17 de janeiro. Pelo regulamento, as Federações tem até o dia 17 de novembro (60 dias antes do início) para divulgar as tabelas dos campeonatos e divulgar detalhes da competição.

Por isso, a FPF deverá, na próxima semana, convocar os clubes para uma reunião e alterar o artigo 9º. “Já temos conversado com alguns times e acredito que nessa semana já vamos marcar uma reunião para acertar esse artigo. Temos que correr contra o tempo para acertar isso, já que tenho que estar com isso certo até o dia 17”, disse Stival.

Sobre como deverá ser feita a alteração do artigo (já que o regulamento da competição deste ano tem de ser mantido para 2010), Stival revelou que a tendência é manter o que estava previsto para acontecer no Paranaense. “Ainda não chegamos a uma conclusão, mas devemos deixar como era para ser. Os quatro primeiros colocados na primeira fase, jogam quatro partidas em casa na segunda fase. Enquanto os outros quatro, tem o mando em três jogos. Mas ainda vamos resolver”, completou.

Entenda a polêmica do artigo 9º


Um equívoco na hora de redigir o regulamento do Paranaense fez com que o artigo 9º fosse publicado de forma diferente ao combinado pelos clubes. O texto deu ao primeiro colocado na fase inicial o direito ao mando em todos os jogos da segunda fase.

Artigo 9 - “Na segunda Fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO”.

Por falta de atenção dos clubes e da FPF, o erro passou despercebido no arbitral. O Atlético, que terminou a primeira fase na frente, entrou na Justiça Desportiva e conquistou o direito de disputar todos os jogos da Segunda Fase na Arena. O Paranavaí, que ficou na oitava posição, teve que jogar sete partidas longe de casa.

Com informações da Tribuna do Paraná

Comments (1)

mas não tem alguma coisa no Estatuto do Torcedor forcando um regulamento a ser valido por 2 anos no minimo?