Ney Franco está acostumado a tirar times de situações dificeis

Posted by Nadja | | Posted on terça-feira, agosto 11, 2009

Mineiro, 43 anos, formado em Educação Física, Ney Franco é considerado um dos principais técnicos da nova geração. Como todo mineiro, fala manso, passa tranquilidade e vai conquistando o elenco, a imprensa e a torcida pelas beiradas. Pelo menos foi assim em quase todos os clubes que passou.

Como começou a carreira trabalhando nas categorias de base de times como o Atlético Mineiro e Cruzeiro, sabe lidar com jogadores jovens e costuma dar espaço para esses atletas. Mas também não esquece os mais experientes. Sabe unir um grupo, conhece o estilo de vida dos jogadores e o que pode motivá-los dentro e fora de campo. Mostra isso quando negocia o famoso “bicho” com os dirigentes.

O reconhecimento do seu trabalho vem através de títulos como o do Campeonato Mineiro de 2005, pelo Ipatinga e da Copa do Brasil de 2006 e do Campeonato Carioca de 2007, pelo Flamengo. Além disso, dirigentes que trabalharam com ele já manifestaram o desejo em tê-lo novamente. Casos de Flamengo e Atlético Paranaense.

Eu sou fã do trabalho do Ney. Admito que comecei a acompanhar quando ele já estava no Flamengo. A distância ele já parecia ser um excelente profissional. Quando assumiu o Atlético o que era impressão virou constatação. Ético, trabalhador, educado, uma pessoa que realmente veste a camisa do clube em que trabalha. Para mim isso é fundamental.

A minha única dúvida é se ele está preparado para o desafio que vai encarar no Coritiba, de lutar primeiro para fugir do fantasma do rebaixamento e depois ainda tentar almejar algo no ano do centenário. Aí lembrei que quando o treinador veio para o Atlético, na terceira rodada do segundo o turno, o time estava lutando para não cair para a Série B.

Fui mais longe e pesquisei que no ano passado, o Botafogo também não estava bem quando Ney assumiu o clube, era o 15º colocado, com 11 pontos, na 11ª rodada. Depois de uma arrancada muito boa, o Botafogo chegou a figurar no G4 por algumas rodadas e terminou a competição na sétima posição, com 53 pontos. Isso que na época o time carioca estava com 3 meses de salários atrasados, existiam brigas no elenco, o que eu aponto como o motivo para o time cair de produção após a bela arrancada.

Na minha opinião o Coritiba, dessa vez, acertou na contratação!

Excelente entrevista do editor da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior com o treinador:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=913702&tit=Ney-Franco-e-o-novo-tecnico-do-Coritiba

Vialle e Mauricio Cardoso

Como eu tinha adiantado aqui ontem à tarde, a dupla está de volta ao Alto da Glória.

Comments (0)