Entrevista - Vilson Ribeiro de Andrade

Posted by Nadja | | Posted on sábado, março 05, 2011

Vilson Ribeiro de Andrade - Vice-presidente do Coritiba

Início de temporada

“Na realidade o que nós fizemos foi a manutenção do planejamento do ano passado, com a renovação de contrato dos jogadores que nos interessavam e fomos buscar algumas peças pontuais que entendíamos que precisavam ser reforçadas. Então esse aspecto foi importante porque saímos com um time entrosado no Primeiro Turno Campeonato Paranaense, em um momento de dificuldade porque os times normalmente que terminam o Campeonato Brasileiro vem em uma condição física bem menos intensa do que os que já estão há algum tempo preparando, principalmente os times do interior, então nesse aspecto o Coritiba levou uma vantagem em relação ao entrosamento da equipe que manteve, e nos reforços que trouxe antes do inicio da pré-temporada que foram importantes nesse processo”.

Marcelo Oliveira

“O Marcelo é uma pessoa extraordinária. É um profissional muito competente, trabalhador, e que para nós não é uma surpresa porque já conhecíamos o trabalho dele, as referências feitas pelo Ney Franco, pelo Felipe, e todas as pessoas que tinham relação com ele, deram informações muito boas. Outro aspecto importante também é que no Brasil temos muitos treinadores ótimos, mas que não tem oportunidade de treinarem grandes times. E lamentavelmente quando você não tem um time qualificado o treinador sofre, porque por mais que ele seja motivador, por mais que consiga adequar um plantel em uma estrutura, tática de jogo, se você não tem um plantel qualificado, blindado, com talentos é difícil o treinador ficar muito tempo em uma equipe, principalmente no Brasil onde é a cultura é que uma, duas derrotas já troca o treinador. Mas o Marcelo é uma pessoa diferenciada, como jogador foi talentoso, brilhante, e como treinador vem atendendo as expectativas do Coritiba e é com muita alegria que eu vejo o sucesso que ele está tendo”.

Parceria com a L.A

“O jogador não é da L.A, o jogador é do Coritiba. Essa é a grande diferença. O Coritiba não tem menos de 50% desses jogadores com contrato de três anos e quem decide a vida desses jogadores é o clube. Temos apenas uma parceria de negócio, assim como tem outros jogadores que têm parte do passe com empresas, mas o Coritiba é o responsável, é o titular, tem pelo menos 50% dessa operação, desses jogadores e os contratos são de três anos, então o destino desses atletas está vinculado no que o Coritiba definir”.

Renovações de contrato

“É uma política que o Coritiba adotou através da sua diretoria. Nós discutimos muita essa questão do planejamento. Para você ter um time competitivo tem que ter contratos longos, não adianta ter contrato de um ano porque termina a temporada faltando seis meses o jogador já está com a cabeça em outro time. E essas renovações foram todas aquelas definidas por toda a comissão técnica porque foram jogadores que viram o projeto do Coritiba como seu objetivo de vida”.

Categorias de base

“Nós vamos inaugurar nos próximos vinte, trinta dias, as novas instalações das categorias de base no Couto Pereira. São doze quartos remodelados, sala de internet, sala gourmet para refeições, sala de jogos, um ambiente totalmente diferente, voltado para os jovens que moram no Couto Pereira, que era o chamado antigo “Vagão”, que era uma vergonha aquilo lá. E também alugamos o Sporstville que está na fase final de recuperação dos campos, até a segunda quinzena de março já começam os treinamentos das categorias sub-18, sub-17, sub-15. Além disso, também temos na Universidade Federal um campo onde treina o Dente de Leite. O grande objetivo é valorizar a categoria de base, para que esses jovens sejam bem preparados para jogarem no time profissional e evidentemente fazer da categoria de base não só uma matéria prima para o futebol profissional, mas para futuras vendas do clube”.

Elenco

“Um time grande nunca está pronto. Nós acreditamos que temos um time competitivo, forte, mas o Coritiba sempre estará aberto diante de uma necessidade, dentro de uma oportunidade, dentro dos aspectos financeiros do clube. Além disso, o jogador tem que querer participar desse projeto do clube. O Coritiba sempre estará aberto a essa visão, não paramos nunca porque o futebol é muito dinâmico. As vezes você tem um time competitivo nesse momento, mas daqui um tempo você sofre um abalo de algumas peças e temos que estar muito atentos em relação ao que podemos dar para o treinador, a equipe, a qualidade para as competições. O Coritiba sempre vai estar aberto para o bom jogador”.

Negociação dos direitos de transmissão

“O processo continua em negociação, o Coritiba abriu a negociação direta, abriu conversa com as redes mas não tem nenhuma definição”.

Transmissão de jogos para o interior do Paraná

“Essa á uma discussão que o Coritiba está defendendo, e eu acredito que o Atlético o Paraná Clube também devem defender, que os nossos jogos sejam transmitidos para o interior com o objetivo de fidelizar as torcidas. O que nós não podemos aceitar é que jogos de São Paulo e Rio de Janeiro sejam jogados no interior, quando estamos em uma campanha enorme para buscar novos adeptos e torcedores, onde nós temos uma concorrência desleal com times de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Então eu acho que tanto Coritiba, como Atlético e Paraná, têm que buscar juntos essa questão de levar os nossos jogos para o interior para trazer mais torcedores”.

Eleição

“Os sócios terão eleição direta onde vão definir os novos representantes do Coritiba, do Deliberativo e do Administrativo. O mandato será por três anos. Há um novo conceito da proporcionalidade, porque a chapa perdedora poderá ter alguns conselheiros, na proporcionalidade dos seus votos, junto ao conselho, o que vai qualificar. Porque eu vejo ideias diferentes, visões diferentes e isso contribui para organização do clube. Por isso acredito que essa proporcionalidade é um avanço que vai agregar valor para a agremiação”.

Presidência?

“Não, eu ainda estou trabalhando no clube, temos muita coisa para fazer, desafios enormes que temos que ajustar. A eleição virá no seu tempo e naquele momento o clube estando estruturado teremos a possibilidade de ter um grande presidente que vai continuar os caminhos do nosso querido Coritiba e nós estaremos sempre juntos para ajudar. Eu sou Coritiba Foot Ball Club, não importa o cargo. Eu amo o Coritiba e vou continuar trabalhando por ele. A verdade é que o cargo de presidente é poder, eu na minha visão, você que ama o clube tem que se integrar a um grupo e trabalhar fortemente para o sucesso dele. Eu pessoalmente vejo o Coritiba como um grande objetivo, o Vilson é uma mera pessoa. Assim como temos Pedroso, Macedo, Arruda, nomes excelente, muitos torcedores que podem ajudar o clube. Mas temos que estar unidos, não podemos criar uma prática de briga interna porque nós passamos e a instituição ficará para sempre”.

Estádio novo?

“Não temos nada. Estamos cuidando do Couto, estamos avaliando situações, melhorando, e esse é o nosso foco agora”.

Parceria com o Porto

“A parceria é troca de profissionais, de trazer alguns profissionais para cá, levar outros para lá, mas eles vêm no final desse mês para conversarmos mais sobre isso”.

Objetivos

“Tudo que disputar é ser campeão, esse é o objetivo, time grande não entra para perder. Agora se vai ser é outra história, mas que estamos preparados para lutar de igual para igual estamos”

Diferencial

“Planejamento, a profissionalização, principalmente o comprometimento e a qualidade das pessoas que estão com a gente. Além disso, existe uma confiança da torcida na gente, e a torcida confiando com certeza seguimos a caminhada. Quando nós assumimos no ano passado estávamos com dois mil e quinhentos sócios, então isso acho que é demonstração da confiança da nossa torcida e tenho certeza de que até maio, junho estaremos com 25 mil”.

Felipe Ximenes

“É um cara sensacional. Uma pessoa que tem uma qualidade, que está extremamente focada no projeto Coritiba. É muito importante nesse processo de profissionalização do clube”.

Obs: Trechos da entrevista já foram e ainda irão ao ar durante o Carnaval, na rádio CBN.

Comments (8)

Trabalhar muito, focando o clube como entidade não vaidades pessoais, isso sim faz com que nós, torcedores do Coritiba tenhamos confiança em um futuro vencedor para o clube.

Prefiro a entrevista do Valmor hahaha.O Coxa agora tem seu Petraglia e tenho que admirar.

Coerente e seguro, o Vilson deu nova vida ao Coxa. Foi campeão da B com o clube em frangalhos, fez um 1o, turno do Paranaense invicto e está mostrando uma vontade de trabalhar com equilíbrio e profissionalismo. O infeliz comentário com ares de inveja, chamando o cara de Petraglia mostra que o Coxa hoje é o grande time do Parana. O resto, bem o resto chora, porque o choro é livre. Parabéns, Nadja. Parabéns, Vilson. Vamos lá, Verdão!

Parabéns Nadja, Teu blog é muito bacana e o Dr. Vilson é realmente um dirigente inovador e pensa na instituição. Claro tem a família dele, então ele está dando mostras de que é uma pessoa séria.

Excelente entrevista Nadja, Vilson tah mto bem no comando do coxa!

Soh acho q o coxa precisa evoluir mentalmente, tah abrindo vantagem e deixando o time adversario voltar no jogo demais,

veja aqui:

http://blogambidextrous.blogspot.com/

Oi Nadja,

Gostaria que vc falasse alguma coisa sobre a volta de Triguinho e de uma possível volta do Pedro Ken. Teria ele lugar na meiuca do Cori já que encostado no Cruzeiro... ah, a palavra encostado remete ainda a outro semi encostado: Keirrison. Tchau nadja, e parabens pelo seu dia.

O Renatinho tá "comendo"a bola na Ponte, porque trazê-lo para o Brasileirão? O que tem por trás desse assunto? O menino é cria do verdão e deve jogar a 1a. divisão para valorizá-lo ainda mais.

Digo, ...porque NÃO traze-lo...