O comandante do policiamento da capital, Coronel Jorge Costa Filho, concedeu nesta quinta-feira uma entrevista à rádio CBN para falar sobre as medidas de segurança para o clássico de domingo. Em uma reunião hoje, entre representantes da Polícia Militar, do Atlético, do Paraná Clube, do Coritiba e da Federação Paranaense de Futebol a ação que mais chamou a atenção foi a proibição de qualquer material de torcidas organizadas.

Proibição de camisas e faixas de torcidas organizadas

“Em virtude dos últimos eventos, o Atletiba e o jogo entre Coritiba e Fluminense, nós criamos mais medidas de segurança para que o verdadeiro torcedor tenha segurança de ir ao estádio. A maioria das pessoas que participam de brigas está com camisa de torcidas organizada, isso significa que a organizada não está lá para torcer e sim para protagonizar brigas, depredar o patrimônio público. Por isso está proibida a entrada de pessoas com camisas, faixas, qualquer coisa que identifique uma torcida organizada, ou um comando”.

Teme alguma ação das organizadas contra as medidas?

“A policia está preparada para isso. Nós temos o apoio dos clubes, da imprensa e da própria população”.

Medida é válida para as torcidas de outros estados

“Desde a criação do estatuto do torcedor, a segurança fica a cargo da equipe de segurança do local da partida. Como queremos tranqüilidade quando as torcidas de outras cidades vierem para cá, também vamos implantar as nossas normas. Vale lembrar que não podemos proibir de circular com camisa, mas no estádio não será liberado”.

Número de policiais que trabalharão no clássico

“O quantitativo eu prefiro não informar, mas teremos cobertura com helicópteros, da guarda municipal, cães, tudo para garantir a segurança do clássico”.

“Será um pouco maior do que o efetivo daquele jogo”.

Organizada foi a responsável pelo o ocorrido no dia 6 de dezembro

“Não podemos condenar a torcida do Coritiba por alguns marginais que fizeram aquilo. 19 foram indiciados, quatro ainda estão presos. Aproximadamente cem marginais estavam lá. Por isso queremos evitar que adolescentes, jovens, entrem nas torcidas organizadas. Elas hoje não são bem vistas pela população e pelos torcedores”.

Paraná

O departamento jurídico do Paraná Clube, através do advogado Alessandro Kishino, cassou nesta quinta-feira a liminar que havia sido obtida pelo goleiro Rodolfo junto a Justiça do Trabalho. Com isso, o jogador, que já treinava no Palmeiras B, vai ter que se reapresentar ao Tricolor.

Comments (2)

Essa liminar é tão patética quanto o tal Delazzari, ou batatinha. Qualquer advogado de fundo de quintal derruba, já que o que manda no Brasil é a Constituição e liminares não podem ditar a conduta da sociedade. E o tal Stival? Sua frase: "as torcidas organizadas se acham donas de determinado espaço nos estádios". Ora seu Stival, se vc não sabe, os torcedores da Fanáticos, na Baixada, são realmente donos daquele espaço, com nome da cadeira e tudo. Como o sr é torcedor de um clube que nem time tem, é emprestado, tem estádio que é do governo federal, não deve saber disso. Por que não volta a vender milho de pipoca e deixa o futebol paranaense em paz?

Adianta fazer toda essa palhaçada????
O marginal vai quebrar do mesmo jeito, pq ele sabe que se for preso no outro dia ele é liberado, pq nessa m... de país não tem lei pra vândalos de estádios e quebradores de ônibus!!!
Tenho nojo desses políticos e secretários de segurança! Bando de nada!
Ass: Eduardo André