Começo de Campeonato Brasileiro péssimo para o trio paranaense

Posted by Nadja | | Posted on domingo, maio 10, 2009

Nem de longe foi o começo de Campeonato Brasileiro que os três times da capital sonharam. No sábado, pela Série B, o Paraná Clube perdeu para o Bahia, por 2 a 0, jogando mal. Já pela Série A, o Coritiba saiu na frente, mas o técnico René Simões mexeu errado, recuou o time, e ainda viu seu ex-comandado Keirrison fazer o gol que garantiu a virada do Palmeiras. E hoje, o Atlético foi derrotado pelo Vitória, e pior, em casa, por 2 a 0.

No jogo entre os Rubro-Negros, o Paranaense provou mais uma vez que não sabe jogar contra um time que vem com a proposta de sair no contra ataque. Essa foi a tática do experiente Paulo César Carpegianni. O Vitória marcou bem, se aproveitou de falhas da defesa e deixou a Arena da Baixada com três pontos.

Méritos de Carpegiani que fez duas “invenções” que deram certo. A primeira foi deslocar o meia Bida para a ala-direita e colocar o lateral-direito de ofício Apodi jogando quase como um segundo atacante. Sim, foi isso que aconteceu. Apodi jogou como meia atacante descendo sempre em muita velocidade deixando o zagueiro Rhodolfo perdido. Carpegiani ficou conhecido no futebol paranaense por ter improvisado o zagueiro Jorjão como atacante, em um Atletiba, quando era técnico do Coritiba, em 95.

Além de postar seu time muito bem taticamente, Carpegiani anulou as principais armas do Atlético. Colocou Carlos Alberto para marcar o meia Marcinho, impedindo que o Furacão criasse, e escalou um trio de zaga formado por zagueiros altos para anular a bola aérea atleticana.

Geninho assistiu, em pé, seu time tentar e não conseguir o empate. Wallyson voltou a perder gols e Júlio César, que entrou em seu lugar, também não fez nada. Faltam opções ao treinador? Faltam. Mas Geninho parece não saber montar uma equipe que saiba durante a partida mudar o estilo de jogo.

Se o título do Campeonato Paranaense iludiu os dirigentes, a comissão técnica e os jogadores, hoje ficou claro para todos que o Atlético precisa de reforços e urgente. Da base já vem o primeiro, o atacante Patrick. Jogador que ao lado do lateral-direito Raul, foi o artilheiro da campanha vice campeã da Copa São Paulo deste ano, com 4 gols.

Comments (0)