Rafael Miranda: bom de passe e trauma de lesões

Posted by Nadja | | Posted on sábado, maio 09, 2009


Após conversar com o Presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, que confirmou o empréstimo do volante Rafael Miranda ao Rubro-Negro, fui fazer o dever de casa e pesquisei um pouco sobre esse jogador que estava há 15 anos no Galo.

Rafael nasceu no dia 11 de agosto de 1984. Com apenas 9 anos, o garoto foi descoberto quando estava jogando na sede do Atlético Mineiro. Foi convidado para integrar a equipe de Futebol de Salão do Galo. Depois de dois anos, acabou sendo chamado para treinar também no campo e dividia seu dia em: aula, treino no gramado, treino na quadra. Em 98 trocou definitivamente o futsal pelo futebol de campo e se destacou no Infantil e no Juvenil do Galo.

Rafael começou a carreira atuando como zagueiro. Era capitão e cobrador de pênaltis oficial. Mas, no time Júnior do Atlético Mineiro começou a atuar como volante. Os bons jogos na base fizeram com que em 2003, Rafael fizesse sua estreia como profissional, contra o Guarani. Mas depois dessa partida voltou ao time júnior. Porém, em 2005, após uma bela atuação na Copa São Paulo, Rafael foi promovido ao elenco profissional.

Sob comando do técnico Tite, Rafael Miranda entrou no Mineirão para enfrentar o Atlético Paranaense. No dia 17 de julho, entrou no segundo tempo da partida e viu o Furacão vencer o Galo por 3 a 2. Lima, Caetano e Fabricio marcaram pelo Rubro-Negro.

E no ano em que o clube caiu para a segunda divisão, o volante participou de 21 partidas e foi eleito pelo Datafolha o 2º melhor jogador do Brasileiro no quesito passe, com uma média de 94,2% de acerto. Em 2006, o atleta conquistou seu primeiro título como profissional ajudando o Galo à voltar para a Série A do Brasileiro. Rafael foi sondado por várias equipes de fora do Brasil, mas permaneceu no clube.

Em 2007 levantou o título do Campeonato Mineiro e começou a passar por uma série de lesões. Segundo o próprio atleta, em entrevista publicada em seu site oficial, foram três consecutivas na coxa esquerda. Se ele esperava que 2008 fosse ser um ano melhor, não foi. O volante voltou ao Departamento Médico. Rafael sofreu um estiramente no músculo adutor da coxa direita e depois teve uma tendinite no joelho esquerdo.

Mesmo com as lesões, Rafael Miranda particpou de 19 jogos do Brasileiro e mais uma vez se destacou pela qualidade nos passes. Segundo o Datafolha um aproveitamento de 91,8%.

Após seis meses afastado dos gramados, o jogador voltou a entrar em campo há menos de um mês, no dia 18 de abril, na semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Rio Branco. Além desse jogo foi titular contra o Cruzeiro, nas duas partidas da decisão do Estadual, entrou no segundo tempo contra o Guaratinguetá, pela Copa do Brasil, e foi titular na última quarta-feira, frente ao Vitória, também pela Copa do Brasil.

Opinião: Um bom jogador que vem sofrendo uma série de lesões durante os últimos anos. Com mais de 150 jogos pelo Atlético Mineiro, só me chama a atenção o fato do Galo querer utilizá-lo como moeda de troca. O Galo está contratando Jonilson, ex-Botafogo, mas o técnico Celso Roth garante que a saída de Rafael foi uma opção da diretoria.

OBS: Rafael Miranda já trabalhou com o técnico Geninho, na passagem do treinador pelo Galo, no ano passado.

Foto: Site do Atlético Mineiro
Fonte: Site do Rafael Miranda, Uol e Globo.com

Comments (0)