Entrevista - Valmor Zimermann

Posted by Nadja | | Posted on sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Entrevista com o diretor de futebol, Valmor Zimermann.

Geninho

“É o técnico do Atlético, não uma escolha pessoal. Quanto atendemos o pedido para voltar a trabalhar, eu e o Ademir queríamos trazê-lo, só que o presidente tem a postura de não buscar quem está empregado, mesmo que os outros não façam isto, e eu acho correto, por isto veio o Carpegiani. E agora colocamos seu nome de novo, mas ele estava no Sport; e quando foi liberado, contratamos. Antes do amigo, é um profissional vencedor e conhece muito. Nas duas vezes que passou por aqui teve sucesso, além do mais é bem identificado com o clube, tanto que na última passagem recebeu boa proposta do Grêmio e recusou. Será cobrado normalmente como qualquer profissional, mas terá todo o apoio que precisar, inclusive uma comissão técnica permanente que tem o Carlinhos da Seleção”.

Geninho – “o salvador da pátria?”

"A pátria não está perdida. Perdemos dois meses com maus resultados, mas houve planejamento ainda em 2010 e as metas continuam, só precisamos de ajustes. Não existe jogador, dirigente ou técnico salvador da pátria porque ninguém faz nada sozinho. O Geninho terá pela primeira vez condição de iniciar um trabalho, com um bom grupo de jogadores, e ainda reforços que traremos. Todos confiam no seu carisma e conhecimento e na experiência de alguns atletas que são bons líderes e tem muito futebol pela frente, junto com os mais novos. Como já expliquei era a primeira opção por duas vezes, e não a última, só que estava empregado. As coisas vão melhorar”.

Outros nomes

"Não divulgamos precipitadamente. Vocês da imprensa é que vão atrás das notícias, pesquisam com empresários, agentes, outros clubes, é o seu trabalho e não há nada de errado nisso. Errado é comentarem o que não deu certo, informando que nós anunciamos. Nós apenas confirmamos quando alguém já noticiou, como foi o caso de um jornal do Falcão.Com a internet fica difícil manter o sigilo é tudo muito rápido, veja em Porto Alegre saíram também algumas coisas sobre o Falcão.De todos os nomes citados, a maioria foi sugerida de fora para dentro, o que fizemos foi avaliar cada caso, alguns com contato direto, sempre atendendo o requisito de não estarem trabalhando ou se estivessem, que fosse fora do Brasil”.

Reunião com Geninho

“Almoçamos com ele ontem, trocamos muitas informações. O Geninho quer avaliar primeiro o time. Ele disse que o elenco é o melhor que ele já pegou no Atlético”.

Dispensas e empréstimo de jogadores

“Com certeza, nós já temos jogadores sobrando, fica ruim trabalhar com muita gente”.

Claiton

“Ele é um dos que o Geninho vai observar”.

Ocimar Bolicenho

“Hoje um departamento de futebol precisa de diretores e executivos porque o futebol é uma máquina muito forte e complexa. Não tem lugar só para apaixonados ou quem escreve " bonito "; exige conhecimento, dedicação integral e conjunta. Atualmente no Atlético há um trabalho conjunto meu e do Ademir, com apoio do Marcos que tem ainda muitos assuntos da presidência para resolver.O Ocimar é o nosso executivo, que gerencia toda a área, junto com o Cordeiro e uma equipe de bons funcionários.Mesmo porque é profissional muito dedicado, com experiência de dirigente, tem muito conhecimento do mercado, entende bem do futebol. Acho até que hoje é mais atleticano do que muita gente que se diz assim, gente que só aparece nas horas boas ou critica à distância ou fica agitando nos bastidores”.

Racha na diretoria

“Falo bastante com todos e principalmente com o Marcos. Não sei de nenhum racha, claro sempre tem divergências, isto é normal, e ajuda a pensar antes de decidir algo. Sou amigo do Enio e do Ademir há muito tempo, e agora convivo bastante com o Marcos, o Geara e outros dirigentes novos ou já conhecidos, todos querem o melhor para o Atlético e trabalham para isto, o que não significa que sempre concordamos, e muito menos brigamos quando discordamos. O Atlético é clube do povão e dá notícia indo bem ou mal, o que origina muita fofoca. Sempre foi assim, time grande tem a vidraça maior e está no preço”.

Eleições

“O presidente acha melhor não discutir isto agora, pois tem o ano todo ainda e eu concordo.Tanto o Ademir como eu não temos interesse, já fomos presidentes e tivemos outras funções; não precisamos de cargos nem de status. Não precisamos aparecer. Chega uma hora que você só quer ajudar, de forma equilibrada e racional. Quando fomos chamados aceitamos de bom grado, e nos dedicamos o tempo todo, pagamos nossas despesas e procuramos o melhor para o clube. Estando de fora procuramos não atrapalhar quem está no comando.Tem muita gente boa, novos ou mais antigos em condições.Mas seria melhor para o clube, se quem está de fora também deixasse os outros trabalhar e na hora de eleger seja candidato”.

Torcida

“A cobrança é natural, tem sofrido muito nos últimos anos, ajuda bastante, cobra mas é bem vibrante, é um décimo segundo jogador que só reclama quando acaba o jogo e o time não foi bem. Já vi esta torcida incentivar até mesmo antes da próxima partida, foram do estádio, depois de um mau resultado, e virar o jogo antecipadamente.Além disso entendeu que no primeiro ano desta gestão tenha sido conturbado. Mas a torcida terá muitas alegrias ainda”.

Críticas

“O futebol é apaixonante, principalmente o brasileiro, está na raiz da população quem não quiser ser criticado tem que se esconder em casa. É uma pena que alguns extrapolam e buscam o âmbito pessoal, não ficam só na crítica técnica e para estes o melhor é ignorá-los pois não representam nada. Continuo pescando, jantando com amigos, saio nas ruas normalmente, não preciso me esconder, e nem o Ademir. Quando você é honesto e procura trabalhar bem, pessoalmente ou no Atlético não tem o que temer, mesmo que nos julguem ultrapassados ou desatualizados. A sua vida e seu passado é que falam por você. Crítica construtiva ajuda sim, ao contrário de quem se coloca acima do bem e do mal, e acha que sabe tudo. O que vale é o resultado final. O Atlético terá uma boa performance este ano, melhor que 2010 que já foi melhor que 2009, e que foram melhor que anos anteriores. Os presidentes Marcos e Geara merecem respeito, são atleticanos de verdade e estão conduzindo bem o clube”.

Imprensa – (dirigentes chateados com as notícias vazando)

“O melhor de tudo é imprensa livre, sem estar amarrada. Mas tem que ter responsabilidade no que noticia, pois forma opinião. Ás vezes o profissional erra e não se preocupa em corrigir depois.O Ademir é mais fechado, gosta só de trabalhar, é o jeito dele, mas se necessário atende sim, eu tenho um bom relacionamento em geral, e procuro atender todos. Quando extrapolam eu simplesmente ignoro tem gente que não é profissional e não vale a pena se preocupar”.

Obs: as perguntas foram encaminhadas e respondidas pelo dirigente por email.

Comments (5)

Parabéns pela entrevista!

Como sempre, o cara! Mas que tapa que ele deu na cara do tal Mafuz heim e do Coroné... Também, pediram com muito má educação e levaram um tapa de pelica muito bem educado. Parabéns Nadja, uma bela entrevista!

Parabéns, Nadja (novamente)!
Ótima entrevista, esclarecedora e... mais uma vez, mostrando o valor do Seu Valmor.
Boa parte da imprensa é irresponsável, não procura compreender o trabalho das pessoas e têm interesses políticos nas críticas.
Um alento é saber que ainda existem profissionais bons, como a Nadja.
Abraço!

Será que ele mesmo acredita no que ele falou ai Nadja? Que 2011 sera melhor que 2010 que foi melhor que 2009? Pra quando que será essa mudança toda? E o geninho acha o plantel o melhor de todos os tempos....parei...não sei o que eles estão tomando...ta tudo errado...

O Geninho disse que este é o melhor elenco QUE ELE PEGOU no Atlético, e não que é o melhor de todos os tempos ( o que é uma coisa muito diferente ). O Zimermann é atleticano acima de tudo, então é lógico que ele acredita que podetá , com os demais diretores, melhorar o time.