Couto Pereira está interditado

Posted by Nadja | | Posted on segunda-feira, dezembro 07, 2009

O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, concedeu hoje uma entrevista à rádio CBN para esclarecer o que pode acontecer com o Coritiba por causa dos acontecimentos de ontem. Em reunião hoje, no Rio de Janeiro, com outros procurados e o presidente em exercício, Virgilio Val, ficou decidido que o Couto Pereira está interditado até que o caso seja julgado.

Couto Pereira está interditado

“Eu fiz o requerimento de uma medida cautelar pedindo a interdição liminar do estádio e ela já foi concedida pelo presidente do STJD e todos vão ser comunicados dessa decisão”

Tempo que o estádio ficará interditado


“Não há um prazo previsto. Nós precisamos oferecer a denúncia até sexta, só estamos esperando a chegada da súmula. Depois isso vai a julgamento em primeira instancia, há a possibilidade de recurso, enquanto não tiver uma decisão definitiva sobre a interdição, se ela permanece ou não, e quais serão as exigências que o tribunal vai fazer para a liberação do estádio, o Couto está interditado”.

Pena

“Nós estamos avaliando o enquadramento do clube em diversas infrações, especialmente o artigo 213, em vários enquadramentos. No mesmo dispositivo as penas podem ser acumuladas e também no artigo 211”.

Artigo 211 - Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização. Prevê multa e, quando for o caso, a interdição local até que sejam satisfeitas as condições de segurança exigidas.

Artigo 213 - Deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos. Prevê multa e perda de mando de campo de um a dez jogos. O valor total das multas pode chegar a R$ 210 mil.


Punição será cumprida no Estadual ou no Brasileiro?


“A interdição inviabiliza pelo CBJD que qualquer evento seja disputado na praça esportiva que está interditada, então alcança qualquer tipo de partida. Mas é cedo para falar porque há a possibilidade de julgamento dessas exigências. Se houver perda de mando ela se restringe ao Campeonato Brasileiro e existe também a possibilidade do próprio Ministério Público acionar o Estatuto do Torcedor e daí sim seria por prazo”.

O Ministério Público pediu hoje a interdição do Couto Pereira até que todos os problemas estejam sanados. Que todos os agressores sejam indiciados e que o clube faça reformas no estádio para garantir a segurança. Se não seguir essas recomendações, o MP entrará com um pedido judicial.

Repercussão no STJD

“Como qualquer autoridade, todos ficaram perplexos com o campo de guerra. Era uma partida de risco, talvez esse risco tenha sido subestimado pelo clube porque o Botafogo precisava do seu resultado, jogava em casa, o Fluminense também precisava do resultado. O Coritiba, no seu ano de centenário, e já tinha sido rebaixado há alguns anos, era previsível um insucesso e isso traz uma potencial de violência muito grande que talvez tenha sido, como eu disse, subestimado pelo plano de segurança. Que teve falhas no efetivo de policiamento, que não era suficiente. Houve uma preocupação no preço do ingresso que não foi a mesma na contratação dos seguranças privados”.

Escute a entrevista do procurador à Rádio CBN:
http://www.2shared.com/file/9788216/a54d6978/Entrevista_Paulo_Schimitt__Esp.html

Eleição

A eleição para a presidência do Conselho Deliberativo do Coritiba, que depois vai eleger o Conselho Administrativo (G9), consultivo e Fiscal, está marcada para o dia 14 de dezembro. Os conselheiros do clube já receberam um comunicado que os interessados tem até quarta-feira para irem até a sede do clube registrar a chapa.

Porém, por causa de todos os acontecimentos de ontem, existe a possibilidade da eleição ser adiada. Segundo a assessoria de imprensa do Coritiba, o estatuto do clube determina que o pleito seja realizado em dezembro. Por isso, o atual Conselho Deliberativo, presidido por Tico Fontoura, tem o poder de transferir a eleição se o clube achar necessário.

A dificuldade em encontrar candidatos, especialmente para a presidência do G9, já era grande antes da queda do clube. Apenas o atual presidente, Jair Cirino, havia manifestado o desejo de continuar à frente do Conselho Administrativo. Giovani Gionédis admitiu ter sido procurado para voltar ao clube, mas disse que não seria candidato.

Os atuais dirigentes do Coritiba devem se pronunciar sobre todos os acontecimentos até quarta-feira.

Comentário

João essa é uma eleição interna do clube. Os atuais dirigentes e conselheiros participam dessa eleição com a obrigação de eleger o novo Conselho Deliberativo e substituir pelo menos três pessoas do Conselho Administrativo - o G9. Você pode conferir mais detalhes aqui:

http://nadjamauad.blogspot.com/2009/11/eleicao-movimenta-bastidores-do.html

Comments (2)

Prezada Nadja,

Eu possuo o plano "Sócio Contribuinte Mauá".
No artigo 9º alínea "d" consta como direito do "Sócio Contribuinte Mauá": "votar e ser votado para integrar qualquer dos poderes do Clube, inclusive para para participar de Assembléia Geral".
Em todos os veículos de mídia está sendo divulgada a existência de uma cláusula estatutária que impediria que os sócios que aderiram este plano não poderiam votar.
Diante disto, gostaria de saber se você tem conhecimento de qualquer causa que impeça o sócio de votar.

Att.
Carlos Weinand e João Weinand
Obs. repostei nessa matéria o comentario

Nadja

vc poderia questionar ao nosso secretário de segurança se abriram uma investigação para apurar as falhas de segurança por parte da policia.
Não existiam 700 policiais durante a partida, não haviam medidas de prevenção nem segurança ao redor do fosso para rechaçar invasões.
Na minha opinião a torcida errou. Mas não é a primeira vez q o estado falha na segurança junto a torcida do coritiba, vide, o jogo contra o marilia.
A secretária de segurança tbm falhou no domingo.
Procure a entrevista do papagaio para o sbt de hj na hora do almoço.Achei muito esclarecedora.