Eleição movimenta os bastidores do Coritiba II

Posted by Nadja | | Posted on sábado, dezembro 12, 2009

O momento do Coritiba realmente não é nada bom. Nos gramados o clube caiu para Série B. Nos tribunais, o STJD fez a maior denúncia da história do futebol brasileiro. E na política, dirigentes, conselheiros e possíveis candidatos fazem articulações e não se entendem.

Há algum tempo tenho acompanhado os movimentos políticos do clube. Antes dos acontecimentos de domingo, o presidente Jair Cirino já tinha se candidatado à reeleição. O atual presidente do conselho deliberativo, Tico Fontoura, também tinha sido convidado para ser o presidente do administrativo, mas já havia declarado que deixaria o clube no final do ano.

Conselheiros que já não estavam satisfeitos com o atual comando do G9 sondaram outros nomes para o cargo. Chegaram a sondar inclusive o ex-presidente Giovani Gionédis.

Além disso, alguns integrantes do G9 já deixariam a cúpula. Homero Halila e Eduardo Jaime, por exemplo, não frequentavam mais as reuniões. João Guarbelto Scheffer, com problemas pessoais, também sairia. Outro que há algum tempo não está bem é o vice-presidente do grupo, Marcos Hauer.

Jurandir Marcondes, o Pipico, continua trabalhando. Se reuniu com o técnico Ney Franco e com o diretor de futebol, João Carlos Vialle, para começar a traçar o planejamento para 2010. Como médico, tem auxiliado as pessoas que se feriram após os acontecimentos do último domingo. Durante o processo eleitoral, Pipico pediu para os conselheiros não falarem sobre eleição e colocou seu cargo no G9 à disposição, se a diretoria quisesse.

Esses são alguns motivos para o G9 ser totalmente reformulado. Óbvio que a falta de credibilidade do atual grupo também conta. Assim, apenas Jair Cirino deve seguir, caso a sua chapa ganhe a eleição.

Infelizmente para os torcedores, para a instituição Coritiba, e para o futebol paranaense, o clube caiu no ano de seu centenário. Além disso, o clube terá que responder no STJD e no Ministério Público, pelos acontecimentos depois do jogo diante do Fluminense. Tudo isso mudou o rumo político do clube.

Cirino manteve a sua candidatura, mas dentro do conselho algumas pessoas não aprovam a sua permanência. Domingos Moro tenta, ao lado de Celso Moreira, articular uma chapa de oposição e aguarda uma reunião na segunda-feira para confirmar, ou não a sua candidatura. Giovani Gionédis, mais uma vez, negou a hipótese de concorrer. Mas, depois de hoje, uma outra situação pode acontecer.

Atuais integrantes do conselho estavam montando uma chapa. Jair Cirino e Julio Militão faziam parte dela. Não eram oposição. Mas depois da matéria de hoje da Gazeta do Povo, tudo mudou. Os atuais integrantes não gostaram de ler que Cirino estaria chateado com o atual grupo e que eles o teriam prejudicado. Não se sabe de onde surgiu essa informação, mas isso fez com que o grupo exigisse a saída de Militão, que havia sido convidado por Cirino para fazer parte da chapa. Por isso, Militão (que falou demais) está fora da chapa de Jair Cirino e dos atuais integrantes do Conselho.

Se tiver bate chapa vai ser entre: Jair Cirino e integrantes do atual conselho e Domingos Moro e Celso Moreira.

Do lado de fora, torço para que o Coritiba fique em boas mãos em 2010 e que o clube volte com toda sua força e tradição à Série A, em 2011.

Tico Fontoura deixa o Coritiba

Há alguns meses o atual presidente do Conselho Deliberativo, Tico Fontoura, tem sido convidado para assumir o G9. Porém, Tico, já havia dito que deixaria o Coritiba para tratar da saúde e de questões pessoais no final deste ano.

“Eu já tinha dito há muito tempo que não ficaria no clube. Antes de tudo isso acontecer isso já estava definido e todos dentro do Coritiba sabem. Sempre que fui chamado, tentei ajudar em negocições e questões financeiras. Fui inclusive ao Rio de Janeiro contratar o Ney Franco, que era o favorito de todos para assumir o clube. Mas estou muito desiludido, magoado e chateado com tudo que aconteceu nos últimos meses. Muita gente tem me ligado para rever essa posição, mas não dá. Foram muitas coisas que aconteceram e estou desiludido”, disse.

Coloco aqui, à disposição de todos, as entrevistas com o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, e com o ex-dirigente do Coritiba, Julio Militão.

http://www.2shared.com/file/9908921/162b6a48/Ent_Julio_Militao__Esportes_Ta.html

http://www.2shared.com/file/9908972/f255cfb7/Ent_Paulo_Schimitt__Esportes_T.html


http://nadjamauad.blogspot.com/2009/11/eleicao-movimenta-bastidores-do.html

Comments (0)